A Assessoria de Imprensa e suas funções

A Assessoria de Imprensa e suas funções

Negócios de sucesso, personalidades, empreendimentos sociais, todos tem ao seu lado uma assessoria de imprensa. Sua função é imprescindível para uma relação de ótimos resultados não só com a mídia em geral, mas com todos os seus públicos-alvo. Nas crises, seja de imagem ou se qualquer natureza, a presença de um assessor de imprensa reduz muito os possíveis danos que vem acoplados ao acontecimento. A experiência de um profissional de alto nível fala alto nestes momentos.

Nos tempos atuais, o trabalho da assessoria de imprensa deve ser integrado ao trabalho de marketing digital, de conteúdo, o que garantirá presença destacada também no universo online, com qualidade, técnica e acompanhamento dedicado. O ideal para empresas maiores é ter um departamento comandado por um assessor de imprensa/comunicação que contenha jornalistas, relações públicas, designer digital, entre outros profissionais. Esta integração dá robustez à comunicação do empreendimento.

Salvador Neto é um dos nomes com mais alta credibilidade em trabalhos de Assessoria de Imprensa e Comunicação do país. Já atuou em projetos empresariais, políticos, sociais, eventos, todos com altas taxas de retorno à imagem e comunicação dos seus clientes. Segundo ele, as principais funções da assessoria de imprensa são:

  • Criar relações confiáveis com meios de comunicação para se tornar fonte de informação respeitada e requisitada
  • Deixar claro para os assessorados que não são todas as notícias internas da empresa que interessam à imprensa
  • Planejar situações para divulgar as atividades do assessorado para os jornalistas
  • Fazer clipping de mídia com notícias de interesse do assessorado, incluindo a mídia local, nacional, internacional e concorrentes
  • Capacitar o cliente para aprender a lidar com a imprensa, garantindo uma imagem positiva junto a ela
  • Preparar materiais como press release e press-kit, além de agendar entrevistas coletivas e ações de relações públicas
  • Acompanhar entrevistas
  • Fazer follow-up com jornalistas
  • Mensurar o trabalho realizado e aprender os resultados conquistados com suas atividades.

Ele também deixa a dica sobre o que não são atividades que fazem parte do dia a dia do profissional de assessoria de imprensa, veja:

  • Atuar como pós-vendas
  • Cobrir eventos para veículos
  • Elaborar estratégias para os canais digitais
  • Negociar espaço em mídia
  • Organizar o pronunciamento para eventos em que veículos da imprensa não estejam envolvidos.

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Salvador Neto

Salvador Neto é jornalista profissional e renomado consultor e assessor em comunicação, planejamento, marketing, oratória, escritor autor de duas obras e vários textos literários em antologias. Experiente, e antenado nas mudanças da comunicação, é aposta certa quando sua empresa ou projeto precisar de apoio. É fundador e diretor da ECOM - Escola da Comunicação, criador da tese "Governança da Comunicação", para gestão sustentável de empresas, órgãos públicos, ONGs e pessoas públicas, e método "Funil do Voto", voltado a campanhas eleitorais..